É com profundo pesar que informamos o falecimento de Marcelo Lemos Costa. Marcelo foi sem dúvida nenhuma, uma dos maiores divulgadores da obra de Elvis em nosso país. Marcelo tinha apenas 48 anos quando deixou saudades e uma trajetória de conquistas e reconhecimento no “mundo Elvis”.
Quando eu era apenas um garoto que havia recém descoberto Elvis, Marcelo pulou das páginas da revista Contigo e, sentado numa cama cuja cabeceira estava lotada de discos de Elvis, mostrava com orgulho o casaco de couro que um dia fora de Elvis e agora fazia parte da sua coleção. Na parede às suas costas, um poster de Elvis ficou para sempre em minha mente.
Marcelo virou referencia de Fã. Qualquer atividade significativa relacionada a Elvis no Brasil tinha seu envolvimento de alguma forma. Foi ele quem lançou no nosso país tão precário e apenas engatinhando economicamente no final da década de 80, uma caixa de discos que era simplesmente acima de qualquer referencia por aqui. Foi através dessa caixa, conseguida apenas depois de muito choro, de rosto lavado mesmo, que expandi meu horizonte musical no que se referia a Elvis. Talvez Marcelo nunca tenha sabido quantas mais pessoas descobriram ou expandiram suas frontéiras “Elvisticas” ( para usar um termo comum entre os fãs) com essa caixa, e os inesquecíveis Good Rockin Tonights...
Marcelo fundou a São Paulo Elvis Presley Society, ou SPEPS, co-produziu discos únicos no país, apareceu em programas de TV, levou centenas de fãs para realizar o sonho de conhecer Memphis e organizou exposições Elvis por todo o Brasil. Por seu empenho, foi agraciado com o título honorário de cidadão de Tupelo, cidade natal de Elvis.
Conversei com Marcelo três vezes. A primeira quando ainda tinha 9 anos. Encomendei dele uma cópia do Elvis In Concert. Dezessete anos depois fiz um telefonema onde minha intenção era além de bater um papo entre fãs e colecionadores, como também congratula-lo pelo que representou aos fãs até então. A última vez foi em Memphis, em 2007, ocasião em que o finalmente o conheci.
Que fique registrado portanto, mais uma vez, meu agradecimento à Marcelo e sua SPEPS, por tudo o que fez por Elvis e pelos seus fãs. Minhas preces e condolências a sua família.
Sergio