In Atlanta - Por Sergio Biston


Já ha algum tempo a gravadora FTD vem mantendo o saudável hábito de lançamentos duplos em soundboards, sempre com o cuidado de inseri-los em alguma temática. É o caso de In Atlanta, que adiciona ao já vasto catálogo de soundboards do cantor, duas das três noites consecutivas em Atlanta, no meio da primeira turnê de 1975.
Colecionar soundboards é como vasculhar um baú esquecido em algum ático, tirando aleatoriamente as preciosidades guardadas. Cada item sucinta as já conhecidas dúvidas dos escolados na prática: O som é bom? A mixagem é balanceada? Qual é o setlist? O show é bom? Felizmente In Atlanta responde positivamente à todos esses anseios, mesmo que numa análise mais profunda, considerando tudo o que já foi lançado até agora, não figure entre seus shows lendários, como a propaganda de lançamento ousou dizer.
O que temos nesse lançamento são dois shows sólidos de uma boa turnê, onde Elvis se apresenta em ótimo humor e boa voz.
Iniciada em Abril, a tour percorreu o Sul dos EUA, iniciando em Macon ( bootleg In The Heat Of Georgia), passando por Atlanta e terminando por fim em Murfreesboro, no Tennesse.  Os shows de Atlanta são o terceiro lançamento da gravadora cobrindo a turnê em questão, sendo Dixieland Rocks o primeiro da FTD, em 2001, seguido de In Florida em 2014.
Com 40 anos completados em janeiro,(fato que a mídia não deixou passar em branco), novo corte de cabelo e costeletas, novas jumpsuits, um disco gravado em Março e com Promised Land e My Boy entre as 20 mais tocadas nas paradas pop dos EUA e Reino Unido, Elvis parecia ter encontrado um ponto confortável em sua carreira, mesmo que seus últimos álbuns não tenham causado grande impacto nas paradas.
  Os shows em Atlanta, bem como a turnê como um todo, refletem o artista nesse momento. O público permanece fiel, como pode-se ouvir na bem ambientada gravação de mesa. A histeria em massa continua presente, quase como na década de 50, e no palco Elvis continua sendo a figura imensamente adorada e venerada. Entre echarpes, piadas e beijos nas garotas da primeira fila, Elvis representa seu papel de superstar. "- Na Quarta feira, o show de Elvis Presley era o único lugar para se estar em Atlanta" - Notou o proeminente jornal  The Atlanta Journal em sua coluna sobre o show, sem deixar de criticar, entretanto, a forma física do cantor.
Musicalmente, os shows em Atlanta oferecem os compactos mais recentes, T-R-O-U-B-L-E e My Boy, além do sucesso de 1972, Burning Love. Nas duas noites Presley interpreta seu rock seminal, That´s All Right, e no show do dia 1º, canta uma rara Help Me Make Thru The Night. No meio disso, destacam-se as boas interpretações de Help Me, single de 1974, e os "show-stoppers" American Trilogy e How Great Thou Art. É interessante notar o fraseamento diferenciado das versões de American trilogy em 1975. Por fim, o show de  Maio oferece uma bonita I´ll Remember You, cantada com seriedade e sutileza.
  Abrigados num bonito digi-pack duplo adornado por ótimas fotos de Elvis em Atlanta, os CDs tem os respectivos ingressos dos shows estampados no rótulo.
Infelizmente os tapes de Atlanta, como a maioria dos shows da primeira parte de 1975, não registram a abertura e as duas músicas iniciais. O time da FTD poderia ter incluído as versões de C.C. Rider e I Got A Woman dos show em Murfreesboro e Memphis, mas optou por deixar as gravações como são.


SOM CD 1: 4/5
SHOW CD 1: 4/5

SOM CD 2: 4/5
SHOW CD 2: 4/5









 























































 
® Sergio Luiz Fiça Biston, Janeiro de 2018



 



® 2005-2018 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta ética.


ATLANTA 75

Gravação ao vivo, Atlanta - GA
30 de Abril de 1975 e 1º de Maio de 1975
DISCO 1

1.Love Me
2.If You Love Me (Let Me Know)
3.Love Me Tender
4.All Shook Up
5.Teddy Bear / Don’t Be Cruel
6.I’ll Remember You
7.Help Me
8.How Great Thou Art
9.Introductions
10.My Boy
11.T-R-O-U-B-L-E
12.It’s Now Or Never
13.Let Me Be There
14.An American Trilogy
15.Burning Love
16.Funny How Time Slips Away
17.That’s All Right
18.Can’t Help Falling In Love
19.Closing Theme



 

 
DISCO 2

1.Love Me
2.If You Love Me (Let Me Know)
3.Love Me Tender
4.All Shook Up
5.Teddy Bear / Don’t Be Cruel
6.Help Me
7.Why Me Lord
8.Burning Love
9.Introductions
10.My Boy
11.T-R-O-U-B-L-E
12.I’ll Remember You
13.Let Me Be There
14.An American Trilogy
15.Help Me Make It Through The Night
16.That’s All Right
17.Can’t Help Falling In Love
18.Closing Theme


 

Elvis no começo do show do dia 30 de Abril. Fotografia de George Hill.