Ernst Jorgensen, juntamente com Roger Semon é uma das figuras mais importantes mantendo o legado de Elvis Presley vivo. Ernst não é somente um dos responsáveis por lançamentos lendários como "Platinum- A Life In Music", as caixas "The King Of Rock ´n´Roll - The Complete 50´s Masters", "From Nashville To Memphis - The Essential 60´s Masters" e "Walk A Mile In My Shoes - The Essential 70´s Masters" como também é a pessoa por tras de achados históricos de canções inéditas, jam sessions e outtakes nunca antes lançados. Ele é também o criador do selo FTD, outro projeto que só foi possivel graças ao seu amor e o de Roger Semon pela música de Elvis. O site Elvis Collectors Brasil apresenta com orgulho esse entrevista com Ernst Jorgensen, onde conversamos sobre a FTD e seus futuros projetos.
® Piers Beagley. Photo Courtesy of Elvis Information Network
Elvis Collectors Brasil:
Os lançamentos do
início da década de noventa como as caixas de cinco CDs King Of Rock ´N´Roll,
bem como as caixas dos anos 60 e 70 ajudaram a restabelecer a imagem de Elvis
como uma força a ser reconhecida no campo da música. Todas foram sucesso de
público e crítica e tornaram-se parte da reestruturação pela qual o catálogo
passou, mostrando o seu trabalho de maneira muito mais favorável. Como você acha
que o publico em geral e os críticos julgam seu trabalho
hoje.
Ernst
Jorgensen: Acho que Elvis é no geral,
reconhecido pelos seus verdadeiros feitos, ao contrário do ridículo ao qual ele
era exposto quando começamos. Acho que os livros de Guralnick também ajudaram
muito a mudar essa imagem.
ECB: Durante o final dos anos 80 e
começo dos anos 90, fomos apresentados à fantástica série Essential Elvis, que
nos apresentou material inédito a muito desejado. De alguma forma, a série
Essential Elvis foi um “pré-conceito” do selo FTD?
EJ:
Bem pensado – Não víamos a série dessa forma naquela
época, mas quando as vendas da série começaram a cair, tivemos que achar uma
outra maneira de lançar material raro.
ECB: O selo FTD é indiscutivelmente a
melhor coisa que aconteceu aos fãs nas últimas décadas. Considero o selo um luxo
que poucos artistas/gravadoras podem oferecer ao seu público. Você poderia nos
dizer como tudo começou, onde o selo está agora e como você vê o seu futuro?
EJ:
Tudo começou em 1998, e levou muitos anos para que
Roger e eu conseguíssemos o sinal verde da direção da BMG. Eu acho que o selo
conseguiu seu próprio nicho de maneira sólida e espero que continuemos nesse
caminho por muitos mais anos.
ECB: Qual o título de maior sucesso da
FTD, em material de vendas?
EJ:
Jungle Room Sessions (Para
ler nossa resenha sobre esse lançamento, clique aqui).
ECB: O que aconteceu com o projeto do
site da FTD?
EJ:
O problema é tempo. Tanto Roger quanto eu estamos
imensamente ocupados, mas estamos trabalhando na idéia agora.
ECB: Uma das possibilidades mais
comentadas para o selo FTD é lançar material
Ha também a possibilidade da FTD
lançar o especial para a CBS Elvis In Concert, uma vez que o selo FTD seria
perfeito para levar o material diretamente ao público interessado sem ter que
passar pela mídia e todo o burburinho que a EPE quer evitar. Sabemos que
trabalhar com filme é muito mais caro do que com áudio, mas existe alguma chance
disso acontecer em no futuro?
EJ: Não temos direito autoral sobre qualquer material visual. Eles pertencem a EPE e aos vários proprietários desses filmes. Ficaríamos muito felizes em trabalhar nesses projetos, mas isso só irá acontecer se a EPE apoiar a idéia.
ECB: Na minha opinião ( Nota:Sergio),
um dos melhores lançamentos da FTD é o livro/CD Rocking Across Texas (Para ler
nossa resenha sobre esse lançamento, clique aqui).
Tamanha quantidade de fotos, informações e histórias fazem desse um lançamento
essencial para os fãs. Existe algum plano de um projeto semelhante cobrindo o
período das turnês na década de 70?
EJ:
Existem alguns projetos em andamento, o primeiro é
sobre o período SUN. Um projeto maior sobre os anos 70 está nos estágios
iniciais de planejamento e definitivamente não estará pronto até o ano que vem.
O livro/CD Rocking Across Texas
ECB: A série de álbuns clássicos parece
ser um grande sucesso entre a comunidade. Um dos meus favoritos é o álbum Today.
A única falha que vejo neste projeto é que contém material já lançado no 6363
Boulevard e deixou de lado o restante dos takes inéditos, sendo
eles:
Green Green Grass Of Home take 4,
And I Love You So take 4,
Susan When She Tried takes 4 and 5
T-R-O-U-B-L-E takes 2 and 3.
Porque essa decisão de incluir
takes já lançados no próprio selo e deixar de lado material inédito?
EJ: A idéia da série clássica é combinar TODO o material já lançado e adicionar o que ha de melhor nos outtakes, não tudo.
ECB: Quais serão os próximos álbuns da
série clássica? Você poderia nos indicar pelo menos de qual período seriam?
EJ: Anunciaremos nos próximos dias.
ECB: Você disse certa vez em uma
entrevista para o For Elvis CD Collectors Only, que futuramente a FTD lançaria
uma caixa de CDs. Algo que possa comentar sobre o conteúdo desse
projeto?
EJ: Estamos trabalhando em várias idéias e uma caixa com os melhores bootlegs é uma das favoritas.
ECB: Um dos projetos mais aguardados
pelos fãs é um CD contendo material das sessões de Nashville 1971. Alguma chance
dele ser lançado em breve? (Douglas Hartung)
EJ: Iremos lançar outtakes de Nashville 1971, mas não será um dos próximos lançamentos.
ECB: Outro projeto bastante aguardado
inclui mais material das sessões Stax em 1973. Algo como uma seqüência para
Rhtym & Country assim como Nashville Marathon é para Essential Vol 4. Há
suficiente material para um projeto desse tipo?
EJ: Lembrem-se que temos três álbuns clássicos para trabalharmos. E é assim que vamos lançar o restante desse material das sessões do Stax.
ECB: Na minha opinião, a temporada de Agosto/Setembro de 1974 e Março/Abril de 1975 parecem ser pontos-chaves na carreira de Elvis. Ele testou material mais contemporâneo nessas temporadas, no que pareceu uma tentativa de quebrar os moldes dos seus shows. Há alguma chance da FTD lançar mais material dessas temporadas, especialmente o Dinner Show do dia 20 de Agosto, quando Promised Land ainda estava no repertório?
EJ: Podemos certamente lançar mais um CD da temporada de Agosto de 1974. Temos quase todos os shows. 1975 é um problema, a não ser que um novo tape apareça.
Its Midnight e Big Boss Man
ECB: Um dos objetivos do selo é
representar cada temporada em Vegas e cada turnê com pelo menos um CD de cada. I
Found My Thrill foi um dos lançamentos que preencheu uma lacuna, sendo o
primeiro soundboard da temporada de Janeiro/Fevereiro de 1974. O mesmo vale para
Taking Tahoe Tonight, o primeiro soundboard da temporada de 1973
EJ: Vamos conseguir lançar todas elas, quando os tapes estiverem disponíveis. Entretanto, não temos tapes de Tahoe em 1971.
Taking Tahoe Tonight and I Found My Thrill
ECB: Jungle Room Sessions é um dos
títulos de maior sucesso do selo e é certamente um dos mais importantes. Não
apenas pudemos ouvir pela primeira vez takes inéditos dessa sessão, como também
tivemos uma nova perspectiva de sua última sessão de gravação. Muitos fãs pedem
um segundo volume, mesmo que canções como Way Down não possuam mais takes. Há
alguma chance disso acontecer?
EJ: Não há material inédito suficiente.
ECB: E as gravações em micro-cassete de
David Briggs? Se não me engano você as ouviu há alguns anos atrás. Nada de
interessante nelas?
EJ: Não acho que David Briggs nos forneceria essas gravações e pelo que eu ouvi, não há nada que nós precisássemos nesses tapes. Entretanto, eu ouvi apenas algumas partes.
ECB: Sabemos que a FTD ou a Sony/BMG
irão lançar material do On Tour apenas quando a Warner decidir lançar o DVD do
filme. Você acha que 2007 vai ser o ano este lançamento?
EJ:
Definitivamente não, mas lançamos bastante material do
On Tour tanto na BMG quanto na FTD.
ECB: Há muitos rumores de tapes com
ensaios da década de 70. Podemos contar com eles como fonte de possíveis canções
inéditas?
EJ:
Acho que podemos ter sorte, mas não sabemos de nenhum
tape em particular que pudéssemos ir atrás.
ECB: Fale um pouco mais sobre o próximo
projeto SUN que você está trabalhando atualmente. Parece ser um trabalho de
amor. Como será o livro, o que podemos esperar das fotos e dos CDs que o
acompanham?
EJ:
É uma idéia expandida do livro DAY BY DAY. O foco será
em fotos, datas e histórias de pessoas que estiveram lá. Serão 3
CDs:
a)
Os masters
b)
Os outtakes
c)
Ao vivo, radio e demos
ECB: Você acredita que ainda ouviremos
alguma canção inédita do período SUN? Você ouviu algo recém descoberto deste
período que ainda será lançado?
EJ:
Ficarei MUITO surpreso se qualquer gravação do período
SUN aparecer. Eu ainda acredito, e espero, que mais gravações do programa
Louisiana Hayride apareçam.
ECB: Alguma boa notícia sobre concertos
e tapes de sessão da década de 50? E as transmissões de rádio, poderiam servir
como fonte de gravações inéditas desse período?
EJ:
Nenhuma boa notícia, infelizmente.
ECB: Os tapes das sessões de
Roustabout, Girls, Girls and Girls e Speedway continuam perdidos?
EJ: Sim
ECB: Há algum material em especial que
você gostaria de lançar pelo selo FTD mas não teve a chance?
EJ: Não ainda, mas estou sempre checando rumores sólidos.
ECB: O que podemos esperar para o
próximo FTD que irá conter material de Vegas em 1972?
EJ: Aguardem o comunicado oficial em alguns dias. (Atualização: Chequem nossa seção notícias: 21/02/2007 para informações sobre este CD. Clique aqui).
ECB: A FTD irá
lançar mais concertos das temporadas de 1969 e Agosto de 1970? (Douglas Hartung)
EJ: Definitivamente – Mas ainda é cedo para comentar.
ECB: A FTD está lançando material de grande qualidade por quase uma década. Infelizmente todas as coisas boas um dia chegam ao fim e estamos chegando ao fundo no que se refere a material de estúdio. Com isso em mente, por quanto tempo você acredita que a FTD será capaz de oferecer material de qualidade?
EJ:
Não vejo problemas em continuarmos ativos nos próximos cinco anos.
ECB: Canções como Pieces Of My Life,
Turn Around And Look At Me, Young And Beautiful, You Can Have Her, Shake A
Hand, When The Snow Is On The Roses, I John entre outras. Alguma dessas
canções foi gravada em soundboard?
EJ: Infelizmente não, mas continuamos procurando.
ECB: Muitos concertos do período That’s The Way It são completamente
obscuros para os fãs. Não possuímos nenhuma informação sobre tracklistings mas
muitas pessoas lembram-se de Elvis cantando Mary In The Morning e Tomorrow Never
Comes. Faz sentido, uma vez que Elvis ensaiou essas canções durante a temporada
de Agosto 1970. Você pode comentar algo sobre isso?
EJ: Nada nos tapes da RCA
ECB: Muitas vezes, após o lançamento de
um novo CD, lê-mos muitas reclamações, especialmente em fóruns de mensagens.
Muitas vezes essas reclamações são injustificadas, uma vez que nada pode ser
feito para mudar a maneira a qual Elvis se apresentou ou como esses shows foram
gravados. Como você lida com esse tipo de crítica?
EJ:
Nós lê-mos essas reclamações. As vezes sentimos que é
injusto e as vezes gostaríamos de ter feito um trabalho melhor. Mas temos
compromissos a cumprir.
ECB: Durante décadas, muitas gravações ao vivo surpreenderam os fãs. Danny Boy no CD Tucson da FTD e Where No One Stands Alone que apareceu em bootlegs na década de noventa são exemplo disso. Você acha que ainda seremos surpreendidos com alguma nova canção cantada ao vivo, da qual não sabemos da existência?
EJ:
Não tenho conhecimento de nenhuma no
momento.
ECB: Você tem procurado em todos os
cantos por qualquer coisa inédita de Elvis já a alguns anos. Quais são os
achados que mais lhe deram orgulho e qual o mais difícil de obter?
EJ: Acho que o que mais me deixou orgulhoso foi ter encontrado todos os tapes que foram roubados da RCA. Foram dez anos para conseguir organizar tudo.
ECB: Elvis não está mais conosco por
quase trinta anos agora e é realmente engraçado como o tempo passa. Entretanto,
se levarmos em consideração a imensa quantidade de material inédito que foi
lançado desde sua morte, não há como não se impressionar. Você acha que ainda
podemos nos surpreender com material inédito no futuro?
EJ:
Tenho que acreditar que sim, pois é daí que vem a
motivação. Afinal, sou também um colecionador como todos
vocês.
ECB: Você comentou em uma outra
entrevista que colecionadores tem material que nos deixaria de queixo caído.
Você poderia comentar um pouco mais sobre esse assunto? Que tipo de material
esses colecionadores possuem?
EJ: Basicamente são fotos e filmagens. Espero que esses colecionadores decidam compartilhar suas preciosidades.
ECB: 2007 estará marcando o aniversário
de 30 anos da morte de Elvis. A FTD ou a SONY/BMG tem algo especial
planejado para essa data?
EJ: A Sony/BMG prefere fazer os anúncios de seus projetos ela própria.
ECB: Há algum
plano de melhor a qualidade sonora – Talvez em SACD- dos álbuns originais de
catálogo como From Elvis In Memphis, Elvis That's The Way It Is, Elvis Country,
Madison Square Garden, An Afternoon In The Garden, Aloha From Hawaii, entre
outros? (Douglas Hartung)
EJ: Estamos
sempre tentando melhorar a qualidade sonora mas acho que ninguém mais apóia o
formato SACD.
ECB: Você esteve em um show de Elvis em
1976, conte-nos um pouco sobre sua experiência.
EJ: Estava completamente empolgado, mas tínhamos lugares ruins e o show não foi o melhor de Elvis. Mas eu conheci Felton Jarvis e isso me impactou muito. Ele era uma pessoa muito bacana.
ECB: Como produtor musical, para que
tipo de direção você tentaria levar Elvis, se estivesse no comando da sessão que
nunca aconteceu em 1977?
EJ: Não
sei mais...Naquela época, tenho certeza que gostaria que ele gravasse algo de
R&B e Rock ´n ´Roll.
ECB: Para terminar essa entrevista, há
algo que você pudesse dizer com exclusividade para o público do Brasil sobre
algum projeto futuro da FTD ou da SONY/BMG?
EJ: Infelizmente não estou numa posição que me permita isso, mas vocês terão noticias de três novos FTD nos próximos dias. (Atualização: Chequem nossa seção News 21/02/2007,sobre o lançamento de Live In L.A-1974 clique aqui).
Gostaríamos
de agradecer Ernst pelo tempo dedicado a nossas perguntas e também pelos
fantásticos lançamentos ao longo dos anos, bem como pelo selo FTD e todo o time
por detrás desses lançamentos. Nós, como fãs, somos realmente
gratos.
® 2005,2006,2007 Elvis
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