Hot Winter Nights In 76 - Por Sergio Biston

Um oasis no meio de um deserto. Assim pode ser definida a última turnê de 1976, um ano que foi dos mais difíceis e frustrantes tanto para Elvis quanto para seus fãs. Após sucessivos altos e baixos na estrada, e alguns dos piores shows de sua carreira, Elvis renasceu como uma fênix nos últimos dias de 1976, e num curto circuito de shows em cinco cidades,  foi Elvis com E maiúsculo. Para muitos, pela última vez.
É provável que a presença da nova namorada, Ginger Alden, e uma melhora repentina ( porém curta) na saúde tenham sido os principais responsáveis pelas apresentações revigoradas desta turnê. O fato é que as apresentações mostram um Elvis jovial, alegre, em boa voz e, principalmente, feliz em cantar.

Wichita, KS, 27 de Dezembro de 1976
Wichita, no estado de Kansas, foi a primeira parada. Lá Elvis se apresentou para 10.000 pessoas no Wichita State University e pela primeira vez cantou Unchained Melody. Como sempre, alguém da platéia registrou a apresentação com equipamento de gravação amador. Infelizmente este é o único registro do show e a qualidade sonora é sofrível. Dos cinco shows esse é o que se tem menos registros, tanto em audio quanto visual.
Birmingham, AL, 29 de Dezembro

O primeiro e único show de Elvis nesta pequena cidade do Alabama. Do momento em que Evis põe o pé do palco até o refrão final do tema de encerramento, Elvis tem a platéia dominada. Quase 20.000 pessoas assistiram um Elvis explosivo no palco montado no Jefferson Coliseum.
Mais magro, Elvis utilizou a bonita Inca Gold Leaf, jumpsuit que não usava desde 1974 e entre as performances da noite cantou uma especial versão de The First Time Ever I Saw Your Face, dedicada à Ginger Alden. Perto do fim da música, Elvis instrui os músicos à pararem de tocar, exceto David Briggs nos teclados. Elvis canta a última estrofe da música enquanto David o acompanha preenchendo o silêncio da arena. Um momento arrepiante que cria uma atmosfera mágica, mesmo quando se ouve o registro num soundboard de qualidade apenas razoável.
O jornalista Emmett Weaver do Birmingham Post Herald, resumiu a noite: Uma coisa ficou muito óbvia na estréia de Elvis em Birmingham quarta feira à noite: O Talento magnético de Elvis ainda pode segurar uma platéia na palma de sua mão. Chame-o de superstar, e não ha muitos deles por aí."


® Sergio Luiz Fiça Biston, Janeiro de 2017



 



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Dallas, TX, 28 de Dezembro
Lançado pela saudosa Fort Baxter em 1998, o show no Texas é um dos queridinhos entre os colecionadores. Com o apropriado título de Hot Winter Night In Dallas foi, junto com o CD Burning In Birmingham, o primeiro soundboard lançado da turnê. Décadas mais tarde a Audionics lançaria uma versão remasterizada, At Full Force, e Em 2011 o show finalmente foi oficializado pela FTD num lançamento duplo que incluiu o show de Birmingham. A versão oficial, sob o título de Showtime!, conta com alguns segundos a mais de You Gave Me A Moutain e a versão completa de Jailhouse Rock, omitida no CD da Fort Baxter.
Assim como no primeiro show da turnê, pouco material visual está disponível do show em Dallas. Algumas fotos borradas podem ser econtradas na internet e em livros e  nenhum material filmado em 8mm entrou em circulação até hoje.
  Um dos comentários de Elvis no show resume perfeitamente o bom clima dessa turnê: "Se eu morrer hoje...levaria um ano para tirar esse sorriso da minha cara!"

Atlanta, GA, 30 de Dezembro.
Assim com o primeiro show da turnê, o concerto em Atlanta só circula em gravações de platéia de qualidade muito ruim.  A documentação visual é um pouco melhor do que os demais, com fotos de qualidade feitas por fotógrafos profissionais como Bob Heis. Ha também um registro em 8mm de boa qualidade e que capturou a maior parte do show, pouco mais de 40 minutos. A versão que circula na internet é uma cópia muito distante do master e por isso perdeu muito de sua qualidade.
  O destaque da noite fica por conta de uma rara versão de Such A Night, um dos clássicos dos anos 60. A performance excelente de Elvis rendeu elogios do Atlanta Journal: "Boas notícias para os fãs de Elvis: Ele está de volta ao gingado... O show de Quinta no Omni foi top, o melhor presente de fim de ano para seus fãs de Atlanta"

Pittsburgh, PA 31 de Dezembro de 1976 - Show da virada.
Última parada da turnê, Pittsburgh estava destinada à entrar para a história. Talvez seja o show mais lembrado e querido pelos fãs desde que o primeiro bootleg deu às caras no final da década de 70. Com o apropriado nome de Rockin With Elvis New Year´s Eve, o LP duplo lançado por uma gravadora pirata foi parar até na coleção de de Elton John.
A gravação foi feita por John Herman usando um gravador amador de melhor qualidade do que o costumeiro. Não só isso, John também filmou uma grande parte do show, transformando o apresentação na Pensilvania na mais bem documentada da turnê.  A busca pelo lendário soundboard provou-se infrutífera após décadas de procura. Se existe, provavelmente está com algum colecionador particular, ou então perdido no ático de algum norte-americano incôncio de sua importância para os fãs.
Se por um lado a gravação da mesa de som continua eludindo os fãs, por outro  podemos contar com uma fabulosa filmagem em 8mm feita da primeira fileira e uma gravação de platéia de ótima qualidade. Combinadas, foi possivel montar um documento sensacional desta noite, especialmente quando novos ângulos foram encontrados e que permitiram montar um show praticamente completo. É uma representação sensacional do que foi esta turnê.
O show contém a única performance ao vivo de Rags To Riches, com ao Presley ao piano, além de excelentes interpretações de Polk Salad Annie, Reconsider Baby, Big Boss Man e Unchained Melody.
A meia-noite se aproximava e no rigoroso inverno de Pittsburgh, Elvis fez a contagem regressiva e cantou pela última vez a tradicional canção de ano-novo, Auld Lang Syne. Aos músicos e amigos no palco e a todos na platéia desejou feliz ano novo. O ano de 1976 terminava. Toda a energia e brilho das últimas apresentações do ano se dissipariam logo nos primeiros meses de 1977. Não haveriam mais shows tão empolgantes como os derradeiros de 1976 e em Agosto a luz tão forte se apagaria em definitivo.
Em fitas cassetes obscuras, em recortes de jornais, fotos e filmagens amadoras, os cinco shows serão lembrados e relembradas por seus fãs.
Aquelas quentes noites de inverno em 1976.

Texto e pesquisa: Sergio Luiz Fiça Biston- 2017
Crédito das fotos, em ordem: Nancy Cunningham, desconhecido, Keith Alverson, Keith Alverson e Bob Heis.