Rock n Roll Cannonbal - Elvis Live In Canada! - Por Sergio Biston

Numa época em que as turnês globais de superastros e as participações de artistas em festivais de música mundo a fora tornou-se algo comum, o fato de um dos maiores ícones da música jamais ter excursionado fora de sua terra natal parece inconcebível. Mas excluíndo-se um provável show particular num clube noturno em Paris, Elvis Presley cantou em somente um único palco internacional, o Canadá.
O ano era 1957, e Elvis Presley era então O maior artista mundial. Tendo tomado o mundo como uma tempestade, o Raio de Memphis havia se tornado uma unânimidade entre os jovens, sendo igualmente odiado pelos pais e temido como arma imperialista pelo comunismo russo. Foi nesse cenário, após acumular uma série de hits históricos e tendo recém completado seu terceiro filme, que Elvis pisou pela primeira vez no vizinho Canadá, para uma série de cinco apresentações em Toronto, Ottawa e Vancouver.
De acordo com o pesquisador Bill E. Burk, uma fã do Canadá, Carol Vanderleck, foi a responsável pelo histórico acontecimento quando decidiu iniciar uma petição que reuniu mais de 2.400 assinaturas pedindo a presença do ídolo jovem no país.
Os quatro shows iniciais fizeram parte de uma turnê que começou em 28 de Março, em Chicago, e terminou com quatro concertos em Philadephia nos dias 5 e 6 de Abril. 

Mapple Leaf Gardens - Toronto, Canadá

Os dois primeiros shows da parte internacional da excursão foram na cidade de Toronto, no histórico Mapple Leaf Gardens, onde Elvis se apresentou as 6 e as 8 da noite, para o seu maior público até então. O tradicional local comportou, por ocasião da segunda apresentação, 15.000 fãs .
Pela última vez Elvis usou seu icônico traje de lamê dourado de forma completa, substituíndo as famosas calças douradas por sóbrias calças pretas nas apresentações seguintes.
O repertório incluiu os Hits Heartbreak Hotel, Love Me, Dont Be Cruel, Long Tally Sally e Too Much, além das raras Blueberry Hill e That´s When Your Heartaches Begins. Infelizmente nenhum registro em áudio desta ocasião histórica apareceu até o momento.
Após as apresentações em Toronto, a fã Carol Vanderleck garantiu a oportunidade de conhecer o Rei do Rock nos bastidores, assim como outros fãs igualmente afortunados.






® Sergio Luiz Fiça Biston, Janeiro de 2017



 



® 2005-2017 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta ética.


The Auditorium, 3 de Abril de 1957 -Ottawa, Canada

Elvis chegou à Ottawa na manhã do dia 03, desembarcando na estação central de trem da cidade.
  Preocupados com a influência negativa de Elvis nos jovens de Ottawa, escolas locais advertiram seus alunos para se comportarem nos shows e alguns até proibiram a presença de seus pupilos nas apresentações.
A cidade de Montreal não aceitou o show de Elvis por julgar o ídolo por demais polêmico, mas cerca 500 fãs embarcaram num trem com destino à Ottawa.  A imprensa apelidou o trem de Rock´n´ Roll Cannonbal. Segundo a imprensa local, até mesmo o parlamento Canadense, sediado na cidade, estava vazio, insinuando que seus membros estavam nos shows de Elvis.
Antes do início dos shows, Elvis conversou com fãs e reporteres nas cochias onde, de maneira muito relaxada, falou a respeito da proibição dos shows em Montreal, fama e a a convocação para o exército.




Em 2013 um registro em vídeo de um dos shows em Ottawa veio à tona, permitindo vislumbrar um pouco da ocasião à despeito de sua baixa qualidade. O filme preto & branco mostra os adolescentes lotando a arena e Elvis no palco, dançando de sua maneira inconfundível.  Os menos de 5 minutos de vídeo possuem uma característica surreal, com um Elvis que parece mais uma entidade resplandescente sendo cultuada por devotos em êxtase.


  Um dos reporteres presentes também capturou o show com seu gravador. Infelizmente por defeito do aparelho ou falta de baterias, tudo o que ele conseguiu capturar foram os 30 segundos iniciais de algumas canções. O áudio apareceu pela primeira vez no pirata Got A Lot O´ Livin To Do em 1976.


Empire Stadium, 31 de Agosto de 1957 -Vancouver, Canadá

Após o sucesso dos concertos na turnê de Março- Abril, Elvis voltou em Agosto para o que seria sua despedida dos palcos Canadenses, e daquilo que foi o mais próximo que chegaria de uma turnê Internacional. Mais uma vez a imprensa o assendiou com perguntas sobre sua carreira, a polêmica em torno de sua dança e sua vida pessoal.
Se os shows anteriores foram um sucesso, o show em Vancouver foi o ápice de sua passagem pelo Canadá. Nada menos do que 26.000 fãs assistiram o Raio de Tupelo em campo aberto, em cima da carroceria de dois caminhões. E se a imprensa do Canadá se espantou com o nível de hesteria nos concertos em Ontario e Ottawa, ela não estava preparada para o comportamento dos fãs em Vancouver, que alcançou novos patamares. Assim que o show começou, o público, que estava muito distante do palco, rompeu a barreira de segurança e avançou gramado adentro, aproximando-se perigosamente do palco e fazendo com que a segurança local interrompesse o show até que os jovens se acalmassem. O Coronel Parker, espantado com a comoção dos jovens, sugeriu que Elvis diminuísse a intensidade do show. Presley não seguiu o conselho de Parker, mas encurtou a apresentação.  Na apresentação abreviada, Elvis cantou a raríssima Fools Hall Of Fame.






Elvis nunca mais voltaria ao Canadá e embora sua fama fosse alcançar patamares ainda maiores, uma turnê mundial nunca se concretizou. A lembrança de sua presença no país ficou profundamente marcada nos jovens que assistiram o fenômeno em ação. Ainda hoje sua passagem pelo país é lembrada com uma pitada de orgulho  pela imprensa e festivais em sua homenagem são organizados em Toronto e em Ottawa. Para eles, Elvis nunca deixou o recinto.

Texto e pesquisa: Sergio Luiz Fiça Biston, Outubro de 2017.  Fontes: Lorentz, Erik -The Elvis Files Vol 2, The Graceland Blog, Elvis In Canada - Burk, Bill E.
Crédito das fotos: Red Robinson, Ottawa Journal, Ottawa Citzen.





® Sergio Luiz Fiça Biston, Outubro de 2017



 



® 2005-2017 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta ética.