You´ll Never Walk Alone - (Straight Arrow) - Por Sergio Biston

Entre os fãs de Elvis a última turnê de 1975 tem um status legendário. Parte porque até hoje nenhuma gravação da mesa de som dos 21 shows feitos foi encontrada, parte porque alguns shows são sensacionais.
You´ll Never Walk Alone é um desses sensacionais. Preservado nessa excelente gravação de platéia, a fita registra uma espetacular apresentação de Elvis em Uniondale, subúrbio de Nova York, localizado a pouco mais de 30 kilômetros de grande cidade.
Lançado anteriormente por dois selos distintos, Ampex e Claudia, a versão da gravadora Straight Arrow é o melhor registro do show, com um som limpo, alto e com ótima ambientação.
Elvis se apresenta com um vigor que se tornaria cada vez mais raro nos últimos anos, conferindo grande energia às interpretações de Big Boss Man, T-R-O-U-B-L-E, e até mesmo numa incomum e empolgante Amen, repleta de aleluias!
O show tem uma série de pequenas surpresas, dessas que tornam uma apresentação de Elvis destaque entre tantos outros registros ao vivo de sua dicografia, como quando Elvis canta uma curta versão à capela de Love Me Tender. Em dado momento os Stamps se juntam à Elvis, tornando a interpretação a mais próxima da original, gravada quase vinte anos antes.









































Ou ainda, quando Elvis faz o público escolher entre Burning Love e Polk Salad Annie, baseado na reação da platéia quando fala o nome das músicas.
O show também conta com um incidente curioso, embora sombrio. Durante a apresentação dos músicos, enciumado com o relacionamento de Kathy Westmoreland com um dos músicos, Elvis diz que ela não tem vergonha de mostrar afeto em público e que alías, ganha afeto de todo mundo na banda. É possível perceber o que parece ser uma reação de espanto da alguns membros da platéia, e Elvis rapidamente diz em tom de brincadeira, AFEIÇÃO, seus tolos!
O fato é que comentários como esses, levariam Kathy Westmoreland e as Sweet Inspirations à deixarem o palco no meio do show em Norfolk, no dia seguinte.
É claro que entre as surpresas, nenhuma é mais significativa do que a belíssima interpretação de You´ll Never Walk Alone. "Eu queria fazer uma coisa que a muito tempo tenho vontade, mas nunca tive coragem", diz Elvis antes de se sentar ao piano.
Jerry Schlling, seu amigo, relatou em diversas ocasiões as vezes em que via Elvis sozinho em Graceland, tocando o piano e cantando com todo o coração You´ll Never Walk Alone. Em Uniondale, Elvis a interpretou pela primeira e última vez na frente de um grande público. E mesmo com 16.500 pessoas, de alguma forma, conseguiu ficar sozinho.


SHOW: 4,8/5
SOM: 3,9/5

SOM: 4/5*

* Quando comparado à outras gravações de platéia.



 
® Sergio Luiz Fiça Biston, Agosto de 2014



 



® 2005-2014 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta ética.


Also Sprach Zarathustra
See See Rider
I Got A Woman/Amen
Big Boss Man
Love Me
If You Love Me
Love Me Tender
All Shook Up
Teddy Bear/Don't Be Cruel
Hound Dog
The Wonder Of You
Polk Salad Annie
Introductions
Johnny B. Goode
Drum solo
Bass solo
Piano solo
School Days
T-R-O-U-B-L-E
Why Me, Lord
How Great Thou Art
Let Me Be There
You'll Never Walk Alone
Funny How Time Slips Away
Little Darlin'
I'm Leavin
Can't Help Falling In Love
Closing Vamp/announcements
You´ll Never Walk Alone(Straight Arrow)
Ao Vivo - Gravação De Platéia
Uniondale, NY - 19 de Julho de 1975, 08:30 pm
Elvis canta T-R-O-U-B-L-E em Uniondale, 19 de Julho de 1975 - 08:30 pm