Last Stint At The International - Por Sergio Biston

Responda rápido a seguinte pergunta: Você pagaria R$100,00 para ouvir alguém gritar diversas vezes em seu ouvido? Se você for um fã de Elvis  é provável que sua resposta seja sim. E a julgar pelo sucesso da gravadora Straight Arrow não são poucos os que estão dispostos a pagar por esse raro prazer. Numa era em que as gravações dos shows de Elvis direto da mesa de som se tornaram feijão com arroz o selo continua despejando no mercado gravações de platéia em quantidades cada vez maiores, por vezes em lançamentos triplos. Este sucesso inusitado tem um motivo: A habilidade da gravadora em conseguir, com raras exceções, desencavar fitas com qualidade sonora superior ao que se costumava praticar no mercado à dez, quinze, vinte anos atrás.
Além disso a busca da gravadora por tapes inéditos tem revelado gratas supresas, como é o caso desta gravação da segunda temporada de 1971.  A total ausência de gravações profissionais ou mesmo da mesa de som deste período faz com que este se torne um registro essencial para o colecionador mais dedicado.
Apesar de estar longe de ser perfeita, e certamente não ser o melhor exemplo de um registro de platéia, a gravação do dinner show do dia 29 de Agosto deve figurar entre as melhores do período, senão a melhor. Praticamente sem nenhum chiado, fantástica ambientação e equalização muito agradável, o tape só peca pelo fato de Elvis estar relativamente ao fundo. E pelo fato das autoras da gravação terem eternizado sua excitação em gritos "decibélicos" que incomodam, e muito, nas faixas finais do disco.
O segundo registro é o do midnight da mesma noite, mas incompleto e com qualidade sonora inferior.  O repertório é o mesmo em ambos os shows, sem qualquer modificação.
Ainda operando em alta octanagem, Elvis entrega um show sem nonsense e dinâmico, mesmo que sem muitas novidades. Apenas três canções foram introduzidas no repertório: It´s Impossible, cover do sucesso recente de Perry Como; It´s Over, que ficou de fora nesta noite e seu o mais novo compacto, I´m Leaving. O hit de Como ganha uma versão espetacular com fraseamento diferente da conhecida versão oficial de 1972.  Destaque também para uma feroz Proud Mary e a "oldie but goodie" Lawdy Miss Clawdy.

Som: 3,7/5 (Dinner)
Show:4,0/5 (Dinner)

Som: 3,3/5 (Midnight)
Show:4,0/5 ( Midnight)






 























































 
® Sergio Luiz Fiça Biston, Julho de 2016



 



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LAST STINT AT THE INTERNATIONAL
(STRAIGHT ARROW)
Gravação ao vivo, Las Vegas NV, 29 de Agosto de 1971
DINNER

1 - Orchestra Intro
2 - Also Sprach Zarathustra
3 - That´s All Right
4 - I Got A Woman/ Amen
5 - Proud Mary
6 - Sweet Caroline
7 - Polk Salad Annie
8 - Instrumental Intermezzo
9 - Johnny B. Good
10 - It´s Impossible
11 - Love Me
12 - Blue Suede Shoes /Whole Lotta Shakin Goin On/ Blue Suede Shoes
13 - Teddy Bear/Dont Be Cruel
14 - Love Me Tender
15 - Hound Dog
16 - Suspicious Minds
17 - Introductions
18 -  I´m Leaving
19 - Lawdy Miss Clawdy
20 - Cant Help Falling In Love
21 - Closing Vamp


 

 
MIDNIGHT

1 - Orchestra Intro
2 - Also Sprach Zarathustra
3 - That´s All Right
4 - I Got A Woman/ Amen
5 - Proud Mary
6 - Sweet Caroline
7 - Polk Salad Annie
8 - Instrumental Intermezzo
9 - Johnny B. Good
10 - It´s Impossible
11 - Love Me
12 - Blue Suede Shoes /Whole Lotta Shakin Goin On/ Blue Suede Shoes
13 - Teddy Bear/Dont Be Cruel
14 - Love Me Tender